Notícias

Companhia Atari completa 45 anos de fundação

Atari

Há exatos 45 anos, no dia 27 de junho de 1972, foi fundada pelos americanos Nolan Bushnell e Ted Dabney a empresa de produtos eletrônicos Atari. Considerada uma das responsáveis pela popularização dos video games, a companhia iniciou no mesmo ano de sua fundação a produção em massa de máquinas do jogo Pong.

A Atari teve uma trajetória de sucesso nos anos 80 e início dos anos 90, mas não conseguiu acompanhar o mercado de consoles e de games nos anos seguintes. Entre os produtos mais conhecidos da empresa estão os consoles Atari 2600, 5200, 7800 e Jaguar, o portátil Lynx, microcomputadores de 8-bits como Atari 400 e 800, e a família de microcomputadores ST e STE.

Em meados dos anos 90, suas divisões foram vendidas para diversas empresas de informática. A marca Atari foi vendida em 2001 para a também americana Infogrames — fundada em 1983 e conhecida por clássicos dos anos 90 como Alone in the Dark. Desde então, a Infogrames usa o nome e o logotipo da Atari em seus produtos, produzindo games que obtiveram um certo sucesso no mercado, como a série Civilization.

Com informações da Wikipedia.

Carioca, jornalista, empreendedor e nerd. Amante de games e de retrocomputação. Editor do site RetroBased e proprietário da loja virtual Retro Mall. No YouTube, faz resenhas de itens ligados a micros antigos, consoles clássicos e retrogames.
Comentários
T o p o