Etc.

10 grandes nomes da tecnologia que nos deixaram nos últimos anos

Steve Jobs - Wikimedia | RetroBased
Crédito: Wikimedia

De 2010 para cá, perdemos muitas mentes excepcionais e que ajudaram a revolucionar o mundo com seus inventos, muitos deles diretamente ligados com a história da computação. A lista abaixo, compilada por mim, está em ordem cronológica crescente, indo de 2011 a 2017, de Jobs a Masaya Nakamura.

1. Steve Jobs (Califórnia, EUA)
24 de fevereiro de 1955 – 5 de outubro de 2011 (56 anos)
Alcunha: Gênio visionário; Co-fundador da Apple
Talvez o nome dessa lista que mais dispense apresentações. Co-fundador da Apple, Jobs (que aparece na foto em destaque) ajudou a desenvolver e a comercializar uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a linha Apple II. Considerado um gênio visionário, levou a tecnologia para a palma da mão dos usuários com iPod, iPhone, iPad e afins.

Steve Jobs / Crédito: Wikimedia

2. Roland Moreno (Cairo, Egito / Paris, França)
11 de junho de 1945 – 29 de abril de 2012 (66 anos)
Alcunha: Inventor do cartão com chip
Nascido no Egito, mudou-se para Paris ainda muito novo. É creditado como inventor francês e conhecido por ter inventado o cartão com chip, utilizado hoje em dia no mundo inteiro. A primeira versão do cartão com chip foi apresentada por ele em 1974. Nos anos seguintes, solicitou 45 patentes relacionadas ao invento.

Roland Moreno / Crédito: Wikimedia

3. Eugene J. Polley (Chicago, EUA)
29 de novembro de 1915 – 21 de maio de 2012 (96 anos)
Alcunha: Inventor do controle remoto sem fio para TV
Engenheiro, Polley ficou conhecido por inventar o Flash-Matic, um esboço do controle remoto sem fio para TV. Recebeu em 1997 o prêmio Emmy da National Academy of Television Arts and Sciences. Durante a Segunda Guerra Mundial, desenvolveeu radares militares.

Eugene Polley / Foto: Divulgação

4. Norman Woodland (Nova Jersey, EUA)
6 de setembro de 1921 – 9 de dezembro de 2012 (91 anos)
Alcunha: Criador do código de barras
Engenheiro, Woodland é considerado um dos responsáveis pela criação do código de barras. A ideia das tradicionais barras verticais utilizadas hoje em dia em uma infinidade de produtos foi desenvolvida em 1940, junto com o também engenheiro Bernard Silver, e patenteada alguns anos depois.

Norman Woodland / Foto: Divulgação

5. Douglas Engelbart (Califórnia, EUA)
30 de janeiro de 1925 – 2 de julho de 2013 (88 anos)
Alcunha: Inventor do mouse de computador
Engelbart é conhecido por ter inventado o mouse de computador, periférico patenteado por ele em 1970. Também é visto como um pioneiro na interação entre humanos e computadores, com envolvimentos na criação do hipertexto, dos computadores em rede e das interfaces gráficas.

Douglas Engelbart / Foto: Wikimedia

6. Charles Townes (Carolina do Sul, EUA)
28 de julho de 1915 – 27 de janeiro de 2015 (99 anos)
Alcunha: Inventor do laser
Townes é considerado o inventor do laser. Foi pioneiro no campo da astronomia por infravermelho e foi o primeiro a descobrir água no espaço. Criou o conceito de laser nos anos 50 e conquistou o Nobel da Física em 1964.

Charles Townes / Foto: Wikipedia

7. Pierluigi Piazzi (Bolonha, Itália)
29 de janeiro de 1943 – 22 de março de 2015 (72 anos)
Alcunha: Professor Piazzi; Co-fundador da Aleph
Conhecido de muitos amantes da retrocomputação aqui no Brasil, o eterno Professor Piazzi mudou-se para cá aos doze anos de idade. Foi co-fundador da Editora Aleph e o primeiro editor da revista MicroHobby, uma das primeiras publicações brasileiras sobre computação. Apresentou o clássico vídeo Dominando o MSX, produzido pela MPO e pela Gradiente, além de ter escrito diversos livros para o sistema.

Pierluigi Piazzi / Foto: Divulgação

8. Joseph Lechleider (Nova York, EUA)
22 de fevereiro de 1933 – 18 de abril de 2015 (82 anos)
Alcunha: Inventor do DSL
Enquanto trabalhava na Bell Telephone Company, o engenheiro elétrico Joseph Lechleider inventou a tecnologia DSL (Digital Subscriber Line). Foi ele quem provou que é possível enviar sinais de banda larga a partir de linhas telefônicas convencionais.

Joseph Lechleider / Foto: Divulgação

9. Ray Tomlinson (Nova York, EUA)
23/04/1941 – 05/03/2016 (74 anos)
Alcunha: Inventor do e-mail
Pioneiro programador de computador, Tomlinson implementou o primeiro programa de e-mail no sistema ARPANET, o precursor da Internet. Foi ele quem teve a ideia de usar o símbolo @ nos endereços de correio eletrônico.

Ray Tomlinson / Foto: Wikimedia

10. Masaya Nakamura (Tóquio, Japão)
24/12/1925 – 22/01/2017 (91 anos)
Alcunha: Pai do Pac-Man
Conhecido como o “pai do Pac-Man”, Nakamura faleceu em janeiro deste ano. Fundou em 1955 a empresa que se tornaria a Namco, responsável por muitos dos jogos clássicos que conhecemos, como Rally-X, Galaga, Dig Dug e Mappy.

Masaya Nakamura / Foto: Divulgação

Carioca, jornalista, empreendedor e nerd. Amante de games e de retrocomputação. Editor do site RetroBased e proprietário da loja virtual Retro Mall. No YouTube, faz resenhas de itens ligados a micros antigos, consoles clássicos e retrogames.
Comentários
T o p o