Etc.

Combinando o WebMSX com repositórios online de ROMs

O WebMSX (ou WMSX) é um excelente emulador online de MSX criado pelo brasileiro Paulo Peccin e, se você ainda não conhecia, trate de conhecer já! O objetivo desse post, no entanto, é destacar uma funcionalidade interessante do WMSX e mostrar como ela pode ser usada para rodar facilmente jogos armazenados online, ou seja, jogos da nuvem!

Como o WebMSX é acessado a partir de um browser (ele tem também uma versão offline, mas isso é outra história), você pode configurá-lo e também carregar programas passando parâmetros na URL. O parâmetro ROM, por exemplo, permite indicar o caminho de uma ROM do MSX para ser executada como cartucho. Nesse parâmetro, você pode indicar caminhos locais seus (HD interno ou externo, por exemplo) ou (olha que maneiro!) indicar URLs. Com isso, você pode rodar ROMs diretamente de repositórios como o MSX Archive (ex-FuNET). Clique no caminho abaixo e jogue Elevator Action agora mesmo!

http://webmsx.org/?ROM=http://www.msxarchive.nl/pub/msx/games/roms/msx1/elevator.rom

Elevator Action no WebMSX

Elevator Action no WebMSX

Outra coisa legal do WebMSX: ele reconhece ROMs zipadas! O game que aparece na imagem abaixo se chama Ninja Savior. Ele venceu na categoria de trilha sonora (Best Sound) da MSXdev’15. Sua ROM zipada está disponível no site do concurso. Clique no link abaixo para rodá-lo.

http://webmsx.org/?ROM=http://msxdev.org/wp-content/uploads/2016/01/Ninja-Savior-Relevo-Videogames-2015.zip

Ninja Savior no WebMSX

Infelizmente o WebMSX (ainda) não reconhece as extensões LZH e PMA, que são bem conhecidas dos usuários de MSX. O MSX Archive está cheio de LZHs e PMAs. Uma pena não podermos rodar os games sem antes descompactá-los.

DIVERSÃO GARANTIDA

Mas vamos ao que interessa: acesse a lista de ROMs hospedadas no MSX Archive. Sentiu vontade de jogar algum dos jogos no seu browser? Basta copiar o caminho dos arquivos com extensão .rom ou .zip e indicá-lo no navegador como valor para o parâmetro ROM. O formato é sempre esse abaixo (ou basta arrastar o link para o emulador, se ele já estiver aberto em alguma aba do seu navegador).

http://webmsx.org/?ROM=url-do-jogo.zip ou http://webmsx.org/?ROM=url-do-jogo.rom

Se o jogo estiver no formato de disco (DSK), basta usar o parâmetro DISK. Se estiver em cassete, use o parâmetro CAS, conforme exemplos abaixo:

http://webmsx.org/?DISK=url-do-jogo.zip ou http://webmsx.org/?ROM=url-do-jogo.dsk
http://webmsx.org/?CAS=url-do-jogo.zip ou http://webmsx.org/?CAS=url-do-jogo.cas

E se quiser executar diretamente um programa BASIC do disquete, use:

http://webmsx.org?DISK=url-do-jogo.dsk&BASIC_RUN=arquivo.bas

Para a brincadeira ficar mais divertida, o WMSX também tem um parâmetro para simular o aspecto da imagem de uma TV de tubo (CRT), o SCREEN_FILTER_MODE. Os valores vão de 0 a 3, sendo 0 (desligado) o default. Jogue o Elevator Action, agora com aspecto de TV CRT!

http://webmsx.org/?ROM=http://www.msxarchive.nl/pub/msx/games/roms/msx1/elevator.rom&SCREEN_FILTER_MODE=3

Bati um papo com o Paulo Peccin. Ele informou que no momento está trabalhando na primeira versão da interface mobile do WebMSX, com os comandos touch. Ele também comentou sobre a facilidade em trabalhar com URLs, que é o ponto desse post. “Esse esquema da URL é mais para automação mesmo, mandar links em fóruns, por exemplo, entende? Isso é realmente único e inovador, você chegar em um fórum da vida, ou no Facebook, ou no WhatsApp e mandar um ‘pessoal, olha meu novo jogo funcionando’, e postar um link que já abre a coisa rodando! O cara pode inclusive pegar um Savestate de um ponto específico do software já rodando e disponibilizar em um link. Quando as pessoas se ligarem que dá pra fazer isso, vão usar bastante. Está cheio de gente nos fóruns e comunidades de MSX que gostariam de mostrar algo rodando, mas não se ligaram ainda o quando é facil!”.

Existem diversos outros parâmetros de URL. Vale uma lida na documentação completa do WMSX. No mais, vamos à diversão!

Carioca, jornalista, empreendedor e nerd. Amante de games e de retrocomputação. Editor do site RetroBased e proprietário da loja virtual Retro Mall. No YouTube, faz resenhas de itens ligados a micros antigos, consoles clássicos e retrogames.
Comentários
T o p o